quinta-feira, 21 de março de 2013

Sócrates, o comentador


Ninguém merece sair de casa bem cedo e ouvir na rádio que José Sócrates vai voltar... Desta vez não é o ex-Primeiro-Ministro, é o comentador na RTP.

Confesso que não percebo porquê. Consigo vislumbrar muitas razões, mas nenhuma suficientemente forte para fazer com que o fantasma de Sócrates, o ex-Primeiro-Ministro, reencarne na forma de comentador.
Pelo dinheiro? Parece que nem vai haver lugar a remuneração... Pelo desafio? Pode ser a "resposta standard", que tanto é válida para esta situação como para uma Miss que quer ganhar a simpatia popular. Pela vaidade? Deus nos guarde do enorme ego deste senhor... Pela necessidade de protagonismo? Não me lembro de outro antigo chefe de governo que se tenha posto assim "a jeito"... Pela afirmação dentro do PS? No comments...

Afinal, não é o Adamastor do nosso passado, mas o comentador do futuro próximo.

Quando pensávamos que não iria regressar e quando criámos dele o distanciamento suficiente, não para o esquecermos, mas para o arrumarmos na gaveta dos ausentes, ei-lo de volta! E mesmo "a jeito", "à mão de semear" do Zé Povinho!

Fará os comentários a partir de Paris ou vamos ter manifestações em massa lá para os lados da RTP? Já imagino as romarias de fim-de-semana... Os pais a saírem de casa com os filhos pela mão e a merenda debaixo do braço, enquanto se ouve "grândolar" pela rádio. Tudo isto pode até tornar-se no novo desporto nacional! Tiro ao ex-Primeiro-Ministro, lançamento do peso contra a carro do ex-Primeiro-Ministro, 110 metros barreiras a fintar os seguranças e o próprio ex-Primeiro-Ministro... (No entanto, qualquer uma destas corre o terrível risco de falhar, uma vez que são reconhecidas as capacidades atléticas de Sócrates....)

É como se, de repente, procurasse passar de figura mitológica para figura popularucha, o que nos faz acreditar que qualquer dia também podemos encontrar o D. Duarte a trabalhar numa repartição de finanças.
Vai estar mesmo ali, a entrar-nos pela casa dentro depois do telejornal!!

Compreendo que a RTP procure as audiências, mas continuo sem perceber porque José Sócrates, o homem, se sujeita a esta situação.

Sem comentários: